No menu de impressão selecionar “printer properties”. No menu que aparece selecionar “Image options”: para que a impressão saia a preto e branco deve estar selecionada a opções “Xerox Black and White conversion”. Para que saia frente e verso, deve estar selecionada a opção “2-sided printing” no separador de “Printing Options”.
Sim. Para tal deves ir a “printer properties” e selecionar o separador “Printing Options”. Em “Paper” clica na seta e aparecerá uma lista de opções: em “other type” deves selecionar “Lightweight Cardstock Reloaded”.
Sim. Para tal deves ir a “printer properties” e selecionar o separador “Printing Options”. Em “Paper” clica na seta e aparecerá uma lista de opções: em “other size” deves selecionar “Fit to New Paper Size” e depois selecionar A3. Para seleccionar o tipo de papel volta a clicar na seta e clica na opção “Plain”, caso pretendas o papel normal, ou “Lightweight Cardstock Reloaded”, caso queiras um papel mais resistente.
Na impressora do LTI não existem folhas A5, pelo que não vale a pena selecionar essa opção nas “printing options”. Se pretendes imprimir em A5 deves ter o trabalho em metade de um documento A4. Após a impressão do trabalho, pede-nos para cortar a folha ao meio de modo a ficares com um A5. Caso pretendas mais que uma cópia desse trabalho, podes colocar o trabalho em duplicado num documento A4 – desse modo só pagarás metade do preço.
Caso estejas a imprimir a partir de um PowerPoint deves selecionar “Printer Properties” e no separador “Document Options” selecionar “2 Pages per Sheet”. Caso estejas a imprimir de um PDF, no separador de impressão em “Page Sizing & Handling” seleciona “Multiple” e o número de “pages per sheet” que pretendes.
Deves ter uma conta de utilizador associada ao teu IST-ID. Para a criares uma conta deves dirigir-te à sala 4 e falar com o colaborador de serviço. Vais precisar de ter contigo o cartão do Técnico. O teu nome de utilizador será o teu ID do técnico (“ist******”) e a password será no primeiro login aquela que o colaborador de serviço te indicar, mas terás de mudá-la assim que faças o login (tem atenção às regras que esta passord tem de ter – pergunta 6.)
A password deve ter um mínimo de 7 caracteres deve ainda conter (no mínimo): uma maiúscula, uma minúscula e um número. Também não pode conter nenhum dos teus nomes, nem ser igual a nenhuma password anterior.
Dirige-te à sala 4 e fala com o colaborador de serviço de modo a que ele te reative a conta.
Dirige-te à sala 4 e fala com o colaborador de serviço de modo a que ele te faça “reset” à tua password. O colaborador vai-te dar uma nova password para fazer o novo login, mas após este login ser-te-á pedido para escreveres uma nova password (tem atenção às regras que esta passord tem de ter – pergunta 6.)
Nessa situação não vale a pena continuares a inserir a tua password. Deves dirigir-te à sala 4 e explicar a situação ao colaborador de serviço que tentará selecionar o problema.
Pede a um colaborador do LTI um papel com o link para download e um código de ativação do Aspen. Segue o guia de instalação em: Guia Aspen
Provavelmente saltaste o passo de instalação em que tens de adicionar o servidor de licenças. Segue o nosso guia de instalação e adiciona o seguinte enderenço para o servidor de licenças: “aspen.ist.utl.pt”.
Sim, mas para tal tens de em primeiro lugar instalar uma máquina virtual.
Não. Porém, como aluno do Técnico, tens direito a este software, bastando para tal acederes ao seguinte site: Software
No LTI-DEQB apenas fornecemos o Aspen.
Dirige-te à sala do colaborador e faz a descrição daquilo que perdeste, indicando o dia e a sala em que o perdeste. Caso esse pertence se encontre nos nossos perdidos e achados, o colaborador de serviço pedir-te-á o nome e o número do técnico antes de to entregar.